"A função da arte não é a de passar por portas abertas, mas de abrir portas fechadas” Ernst Fischer

QUEM SOMOS

CONTATO

 

O trabalho com matemática e arte tem sido foco de nossos estudos desde 1995 nos diferentes níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior. 

Em 2005 lançamos nosso primeiro livro sobre o tema, pela Artmed, e em 2006 começamos a orientar um grupo de estudos sobre Matemática e Arte na Universidade Federal Fluminense. Nesse período desenvolvemos diversos projetos com artistas plásticos de destaque mundial como Escher, Picasso, Dali, Mondrian, Kandinsky, Volpi, Miró,Tarsila do Amaral, Portinari, Lygia Clark, Sacilotto, Milton Dacosta, Romero Britto, Leonardo da Vinci, Geraldo de Barros, Amílcar de Castro e Klimt.

Ao trazermos a arte para a nossa sala de aula de matemática foi possível transformar esse ambiente em um espaço de criação, de pesquisas, de diálogo, de construção de conhecimentos, de reflexão, e de descobertas. Um espaço onde a sensibilidade a intuição, a percepção, a criação e a imaginação se fizeram presentes.

A arte ainda se tornou elemento disparador na construção de conceitos matemáticos e permitiu a discussão, em nossas salas de aula, de temas sociais e políticos que tanto afligem a sociedade do nosso país e do mundo.

Como disse Victor Vasarely “O criador de arte é o catalisador intuitivo de toda a informação de sua época”.

Em setembro estaremos no VI Encontro Estadual de Educação Matemática (EEMAT-RJ)

Acabamos de lançar nosso 4º livro, "Matemática - Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio".

ATIVIDADES PARA VOCÊ APLICAR EM SALA DE AULA: A MATEMÁTICA E A ARTE DE
MONDRIAN

PALESTRAS, OFICINAS E ASSESSORIA PEDAGÓGICA. ENTRE EM CONTATO !

Uma ótima viagem pelos caminhos da Matemática e da Arte!